Hoje como prometido, damos-te 10 medidas para combateres o novo vilão do nosso planeta!
1 - Troca as lâmpadas. Usa lâmpadas fluorescentes.
2 - Desliga o computador à noite.
3 - Calcula as tuas emissões de carbono.
4 - Come produtos locais.
5 - Reduz o teu consumo de carne vermelha.
6 - Nos países frios, diminui a potência do sistema de calefação.
7 - Diminui a potência do ar-condicionado e limpa o aparelho.
8 - Conduz menos, voa menos.
9 - Planta uma árvore.
10 - Recicla, reutiliza e reduz o uso de materiais.
A temperatura do planeta está a subir, disso ninguém duvida. O último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, divulgado no início de fevereiro em Paris , detectou um aumento de temperatura global entre dois e quatro graus e meio a mais do que os níveis registrados na era pré-industrial.
Também não há mais dúvidas de que a acção do homem é a grande responsável pelo chamado aquecimento global.
Este, por sua vez, é um dos responsáveis pelo chamado efeito estufa excessivo, que impede que os raios solares deixem a atmosfera provocando o aquecimento da terra. O aquecimento dos últimos 50 anos deve-se mesmo às actividades humanas.
É lógico, que quase todas as emissões são feitas no nosso modelo moderno de produção e uso de energia, indústria e agricultura, que é efectivamente para produzir os bens que a sociedade moderna consome.
Então na raiz, o que motiva essa grande emissão é atender às necessidades humanas. O padrão de consumo do ser humano está directamente relacionado com a quantidade de gases emitidos no meio ambiente. O sector residencial é um grande emissor de gases do efeito estufa e 30% de todas as emissões desses gases são referentes a transportes. Apesar de as indústrias serem o sector da economia que mais polui, os bens de consumo que ela produz são demandas da sociedade.
Não podemos esquecer que as indústrias, tanto a indústria de bens de consumo quanto a indústria energética, produzem para nós.
Então, indiretamente, o aquecimento também é de responsabilidade do cidadão.
Deixamo-vos a pensar sobre isto...
NÃO PERCAM A PRÓXIMA PUBLICAÇÃO, PORQUE NÓS TAMBÉM NÃO!
Aviso
Há 13 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário